APROVADOS

Manu, reprovada PF 2018, aprovada PF 2021.

Depoimento Manu Maia aprovada PF 1

“Meu nome é Emanuelle, tenho 27 anos e estou aprovada dentro das vagas no concurso da PF 2021.

O interessante sobre a minha jornada de escolher uma carreira é que, antes de eu pensar em ser uma policial federal, eu acreditava que eu poderia exercer qualquer trabalho na minha área (Engenharia) e conseguir ser profissionalmente realizada.

Como eu estava enganada.

No momento em que eu me imaginei como uma agente federal, nenhum emprego mais poderia me deixar tão realizada quanto esse honroso cargo.

Essa mudança de rumo eu devo agradecer a todos os “nãos” que recebi de empresas e a todos os momentos em que vi que perdi uma vaga na iniciativa privada por não ter uma indicação.

Acredito que há impasses que nos fazem mais fortes, que nos fazem ir mais longe, então, no fim do meu curso, em 2018, comecei a estudar para a Polícia Federal e não parei até conseguir minha aprovação, que se tornou um sonho e hoje, uma realidade.

Foram quase 3 anos de estudo dedicados a esse concurso e também ao da PCDF, afinal, quando se está no meio desse processo, é difícil enxergar nosso objetivo final e, por isso, os editais da PCDF foram importantíssimos para me manter com a vibração de ser concurseira.

Todavia, não posso dizer que pensar em desistir tenha estado presente na minha preparação, eu não tinha para onde correr, não tinha plano B.

Falar sobre estudar para concurso é falar sobre crescimento, e nós só crescemos com a dor, então pode dizer que esse não foi um caminho fácil.

As dificuldades não foram em aprender a matéria necessariamente, pois basta dedicação e um pouco de vontade que cada um consegue aprender no seu tempo, olha que quem fala isso é uma engenheira que não sabia nem acentuar as palavras ou pontuar um texto e conseguiu 12,12/13 na redação da PF.

As dificuldades surgiram das próprias restrições que estudar para concurso impõe, menos tempo fazendo coisas que nos dão prazer e que mantêm nossa mente sã.

Aqui eu cito menos tempo com a família, com os amigos e com meu namorado, que foi muito maduro nesse processo e essencial para a minha conquista.

Por isso que as pessoas que nos cercam são tão importantes na nossa preparação, pois nosso convívio fica limitado a elas, se posso resumir esses 3 anos, eu digo que foram anos de incertezas e crescimento. 

Felizmente, eu conheci o Projeto Missão em janeiro de 2021 (queria ter conhecido antes) e achei que seriam só simulados uma vez por semana, e eu amo estudar por simulados e mapeamento de erros.

Porém, no meu pós edital, o Missão foi quase tudo.

Para alguém que já estava a tanto tempo estudando, revisar ou ler teorias se torna um processo enfadonho e desmotivador.

Além disso, fazer questões sem me comparar com outros candidatos ou fazer simulados sem saber qual foi o meu desempenho, em relação aos outros, me deixava no escuro e muito insegura.

Portanto, a plataforma Missão me permitia revisar por questões comentadas, ver meu desempenho em cada tópico da disciplina e comparava minha média com a dos outros usuários, foi bem motivador.

Os simulados foram muito importantes para ajustar estratégias de prova, por exemplo, eu sempre errava questões de RLM e Estatística. Por estar aperfeiçoada nos simulados, na prova comecei por essas matérias e isso não aconteceu.

Ainda sobre os simulados, os comentários eram verdadeiras aulas, principalmente na área de Informática, como eu evolui dessa forma!

Além disso, o grupo do Telegram do Missão foi importante, porque diminuía a sensação de ser a única e de estar sozinha nessa jornada, sem contar que sempre era uma desculpa para resolver questões toda hora. 

Enfim, para aqueles que estão começando agora ou se levantando de uma rasteira da prova da PF de 2021, continuem a estudar, busquem o equilíbrio no dia a dia de vocês para fazer um estudo saudável, e saibam que nem sempre o método de estudo de uma pessoa vai ser bom para você.

Eu, por exemplo, era uma bagunça de organização nos estudos, não seguia os métodos mais vendidos por aí e isso me deixava extremamente preocupada se eu estava no caminho certo.

Entretanto, a minha desorganização de estudos deu certo! Não existe só um método de estudo correto, existe o método que você vai descobrir e vai dar certo para você.

Continuem firmes na luta que um dia seremos colegas de profissão.

E para aqueles que não ficaram contentes com o resultado de 2021, o professor e Delegado da PF Juliano Yamakawa disse algo que é muito verdade:

“Você já parou para pensar que quem está feliz com a prova de 2021 pode ter ficado muito triste com a prova de 2018?”

Sim, em 2018 fiz 51 pontos na prova.

E com isso encerro, foco na missão!”

Manu Maia