Hoppp! Fala pessoal, Blz?
Me chamo Marcos (nick no Missão: Bm.concurseiro) tenho 27 anos e fui aprovado em todas as fases da primeira e segunda etapa do Concurso PRF 2021.
Venho de uma pequena cidade do interior da Bahia, estudei toda a vida em escola pública e nunca pisei em um curso preparatório presencial.
Comecei literalmente do zero, sequer sabia como fazia para ser servidor público.
Comecei a estudar para concursos em outubro de 2016, quando, pela primeira vez vi Agentes Federais em uma operação que ocorreu em minha cidade. Após decidir qual carreira seguir, como iria fazer para alcançar o objetivo e em quanto tempo (na época tinha 23 anos, decidi que seria PRF até os 30).
Na época, trabalhava cerca de 7 horas por dia e ainda cursava Educação física em uma cidade vizinha, com ajuda financeira, pois nem dinheiro para pagar o transporte eu tinha.
Durante 4 meses segui batendo cabeça para pegar o básico do básico das matérias de Direito e reaprender as matérias básicas, foi quando conheci a minha noiva (Nielly Aialla), pessoa que me apoiou e me incentivou a seguir lutando pelo meu sonho, sem ela talvez eu não teria conseguido, sou muito grato a ela.
Após 7 meses de estudo surgiu o Concurso para soldado CBM BA, fiz ajustes no estudo e consegui a primeira aprovação, em primeiro lugar para a região escolhida.
Após isso tive que pausar o estudo para a PRF por causa do curso de formação, que durou pouco mais de 9 meses (optei por não me inscrever no certame de 2018 por causa disso).
Em 2019 voltei a estudar devagar, mas sem muito rigor, voltei a estudar 2h/dia, ainda estava retomando o foco e pouco a pouco fui aumentando a carga de estudos.
Em maio de 2020 adquiri o pacote do PROJETO MISSÃO e posso dizer que foi o que impulsionou o aprendizado…
No primeiro simulado fiz 54 pontos, isso me deixou triste no início, mas eu olhava os colegas no topo do ranking e pensava: um dia vou estar ali, entre os 10.
Assim segui, domingo após domingo… pontuação foi subindo até que atingi os 3 dígitos e cheguei a ficar na frente de alguns nomes de peso no ranking.
Claro que o ranking é apenas uma estimativa, mas os simulados do Missão sempre foram os mais fidedignos, isso sem citar os excelentes comentários no banco de QUESTÕES MISSÃO, que ao meu ver, é o melhor banco de questões para as carreiras policiais.
Para finalizar… Após o edital intensifiquei as revisões e resoluções de questões e faltando uma semana para a prova (antes do primeiro adiamento), meu pai foi vítima do Covid-19 e foi a óbito…
Foi um momento muito difícil, fiquei duas semanas sem estudar.
Mas lembrei do orgulho que ele tinha ao falar de mim para os outros por causa do estudo para a PRF e por ser Bombeiro Militar.
Retornei ao eixo e voltei com força total, até que chegou o dia da prova.
Em meio a tantas incertezas, dificuldades para estar ali e até mesmo quase não conseguir chegar a tempo de realizar a prova, após cair preliminarmente nos exames médicos e passar por um dos mais pesados CFPs, estou aqui e hoje posso dizer que faria tudo novamente, mas também preciso dizer que é necessário ir além da romantização do cargo, pois não é fácil, esteja convicto de que é isso mesmo que quer para sua vida…
A mensagem que deixo para os colegas que estão no processo é:
Jamais desacredite da sua capacidade.
Eu e muitos colegas já estivemos aí e sentimos exatamente o que você está sentindo ao ler esse depoimento.
Acredite, você também vai conseguir!
@marcos.sbm