Depoimentos

João Sobral, aprovado PF 2021.

João Sobral, aprovado nas vagas no Concurso Escrivão Polícia Federal 2021:

“Obrigado por tudo, Projeto Missão. Sem vocês não teria logrado êxito.

Eu larguei meu emprego pra estudar pra esse concurso e ir atrás do meu sonho.

Larguei meu emprego uma vez, mas não aguentei a pressão da família e acabei voltando a trabalhar e abrindo mão do meu sonho.

Porém, por outro lado, sempre tive a certeza de que queria ser polícia desde que saí do exército e isso ficava martelando minha cabeça.

Sendo assim, quando vi as movimentações do Concurso da PF em dezembro decidi que era agora ou nunca.

E sabe qual o pior? Já tinha perdido minha inscrição pra PCDF, que é um concurso que dá mais segurança pra quem presta PF, afinal, se não passar na PF ainda tinha PCDF, né? Que nada! Não pra mim! Então eu sabia que ou era PF ou era PF.

Passei muito tempo me culpando por não ter seguido meu sonho, pois estaria com várias inscrições em vários concursos bons.

Enfim…pedi demissão do meu emprego novamente: eu era auditor contábil sênior e trabalhava na Ernst & Young. Como eles viram que eu larguei tudo pela segunda vez atrás do meu sonho, dessa vez eles APOIARAM MUITO e eles sempre acreditaram em mim, pois sempre fui o aluno com melhores notas, passei na Universidade de Brasília em segundo lugar, entrei como trainee numa empresa ótima com 19 anos, ou seja, eles sabiam que potencial eu tinha.

Além disso, disciplina sempre foi meu forte – mesmo antes do exército. Então a junção disso tudo fez com que eu tivesse muita confiança, mas não de que eu iria passar e ter um desempenho que cresceria rapidamente, mas de que eu estava fazendo a coisa certa e que se não desse pelo menos eu fiz tudo que estava ao meu alcance.

Foi fundamental também criar amizades com pessoas que estavam no mesmo caminho.

Nesse período, mesmo morando em Brasília e ele no Espírito Santo, acabei criando uma baita amizade com o aluno também do Missão Fabrício Bersácula, que foi aprovado dentro das vagas pra Agente PF 2021.

Eu olhava ele mandando super bem e me inspirava naquilo, pois eu também poderia mandar super bem.

Por outro lado, ele concurseiro experiente, super me jogava pra cima com meus resultados e por incrível que parece me pedia dicas de estudo em algumas matérias (kk), mas ele confiou demais em mim, sempre disse que eu passaria e eu sabia que ele passaria também.

Então as pessoas que você se cerca durante a preparação também é fundamental. As energias boas que recebi durante essa preparação foi surreal. 

Minha esposa me apoiou desde o começo também e sempre disse para eu ir atrás do meu sonho. Sofremos juntos, choramos juntos e comemoramos juntos. Ela foi meu alicerce máximo nessa preparação, minha torcedora número 1 e minha fã também, pois acreditava muito e adorava comemorar cada nota de simulado, cada nota de redação.

E lembrando, sempre estudei em colégios públicos, mas meus pais sempre procuraram escolher os melhores colégios públicos, ou seja, sempre estudei MUITO longe de casa, mas foram esses colégios que me levaram até uma universidade pública e foram eles também que me deram base em conjunto com a faculdade e com meu emprego (na área da contabilidade) para chegar até aqui.

Esse é um baita resumo de tudo que passei até aqui. Muito resumido mesmo. A lágrima até escorre tentando resumir tudo isso. Algumas coisas não contei porque ficaria muito longo, mas foi árduo até aqui, mas hoje está prazeroso.

Portanto, obrigado por tudo, Missão. Sem vocês não teria logrado êxito. Comecei minha preparação em 25 de dezembro e tirei 29 pontos líquidos no meu primeiro simulado em janeiro. Poderia ter me abalado? Sim, mas sabia que ainda faltava muito conteúdo pra ver. Melhorei e no meu último simulado fiz 82. Na prova fiz 75 e tirei 11.85 na redação, uma nota que me deixou classificado em 233, dentro das vagas de Escrivão PF.

Obrigado por todo apoio nessa preparação relâmpago que tive. Vocês são fodas e estão formando pessoas fodas!! Continuem com o projeto e contém sempre comigo no que eu puder ajudar!!!

E esse era o cantinho de estudos. Destaco o cesto de roupas que servia como segunda mesa para apoiar minhas apostilas. Kkk
Esse foi o sábado antes da prova, revisando até o talo e na foto com a comida estou almoçando e revisando temas de redação. Kk

Conte a sua História

Fez parte do MISSÃO e também foi aprovado?

Nos conte sua história e motive outros candidatos!